Um Blog de respeito

Instigar a leitura de conteúdos requer uma clareza e linguagem pertinentes para agregar no cotidiano de quem lê. Dentro deste universo da linguagem digital, o Blog é a forma escrita de conhecimentos e assuntos direcionados ao público interessado do escritor, ou da empresa. Dentro do Blog, existe uma vertente com os mesmo princípios, porém focado na linguagem áudio visual. O Vlog (Video + Blog) é o conteúdo transformado em áudio visual, dos assuntos abordados de blog.

O blog pode seguir várias vertentes, desde hobbies a assuntos que posiciona, informam e interessam clientes consumidores de conteúdo de empresa.

Utilizações mais comuns de Blog

O Blog pode ser utilizado para vários fins, sendo eles – o Pessoal, Corporativo e Profissional – mais comumente consumidos nas páginas on-line.

Blog pessoal: é desenvolvido para que relatos de um indivíduo sejam publicados para a web, seja em formato de diário, ou com textos aleatórios.

Blog corporativo: se o blog pessoal tem como objetivo retratar o estilo de vida e opiniões de um indivíduo, aqueles com caráter corporativo têm o foco nos valores, produtos e serviços de uma empresa, evento ou atividades com objetivo comercial de uma pessoa jurídica.

Blog profissional: o blog profissional segue a mesma linha do corporativo, mas como foca um profissional, tem alguns flertes com aquele de caráter pessoal. Isso acontece pois é preciso criar uma conexão com o leitor que o faça ter interesse nos produtos ou serviços do profissional.

Relação feita pela equipe de jornalismo da Opyt e postada no Instagram

O Blog é um espaço propício para a comunicação de via dupla, tendo assim, uma troca de conhecimento e aprimoramento. Desta forma, é uma ferramenta agregadora dentro da área educacional, acrescentando curiosidades, matérias e abrindo mais leques de interdisciplinaridade.

Você pode agregar em um Blog

Por conter um espaço destinado a comentário, caso o autor disponha desta ferramenta, o leitor pode interagir com o conteúdo postado, podendo assim agregar ou questionar, desde que tenha concretude nos argumento. Uma vez que em um blog o assunto é deveras investigado, os comentários podem abrir leques para debates e quem sabe um novo assunto para ser abordado em outra matéria.

Faça seu Blog

  • Pautas e Públicos: dependendo o tipo de Blog que você irá escrever, é necessário planejar pautas pertinentes ao objetivo e público, como por exemplo em blogs corporativos, onde o foco está relacionado à identidade do site e empresa. Caso seja um blog pessoal, a pauta pode ser pensada no que aconteceu recentemente, nesta classificação a linguagem é ligada a conectivos e vocativos que aproximam o leito ao conteúdo, além de possivelmente ter uma continuidade de assuntos . Em blogs profissionais o nível de pesquisa deve ser mais detalhada, pois o público leitor já possui breve conhecimento da área (por exemplo blog de medicina, em sua maioria, o público é formado por estudantes ou profissionais da área e afins). Se o conteúdo é baseado outras fontes, deixe-as bem clara, cuidado com temido plágio.

  • Frequência: as postagens devem criar uma constância para criar hábito e expectativa para o leitor, ou seja, se for uma vez por semana ou três, deve-se manter esse padrão durante toda existência do Blog.

  • Imagens: são ferramentas de exemplificação e complementação do seu texto, logicamente sua imagem deve ser bem pensada e deve conversar com seu texto. Lembre-se dos direitos autorais, deixe bem claro a origem.

  • Planejamento: Quando seu texto será publicado? Pense na data de publicação, principalmente se for em datas comemorativas. Planeje seu texto, como será o inicio, como será desenvolvido e uma conclusão que case com a persona de seu público ou objetivo. Em caso de Vlog, o planejamento deve ser bem mais antecipado, juntamente com a gravação, devido as edições que serão necessárias.

  • Links e Tags: Utilizar links enriquece seu texto e acrescenta mais nos conteúdos. As Tags são de importantes para que o público encontre seu conteúdo quando for pesquisar no Google ou em qualquer plataforma de pesquisa na internet. Estes dois juntos possuem o poder de ampliar seu caminho até o leitor.

  • Divulgação: é importante ter o vazão do seu conteúdo, ou seja, busque a melhor estratégia para que seu blog seja lido ou acompanhado. Existem inúmeras ferramentas na internet: Instagram, facebook, Perfis de leitura, Youtube para Vlog etc.

Blog da Opyt

Existem Blog para todos os públicos, interesses e curiosidade. Como uma provedora de internet, não poderíamos ficar de fora deste universo de conhecimento e entretenimento. A Opyt desde junho de 2021, possui um blog recheado de informações verdadeiras, assuntos diversos e os acontecimentos deste time laranja que todos os dia surpreende e abraça mais a conexão de experiências. Pra você que é achegado ao Vlog, logo teremos novidades nesta plataforma de muito conhecimento.

Aqui no Blog da Opyt, possuímos categorias para abraçar cada público, desde artigos específicos sobre assuntos para além da internet, a ações desenvolvidas pela nossa equipe. Conheça nossas categorias:

  • Artigos (assuntos diversos);
  • Feito em Goiás (ações direcionadas ao orgulho de ser Goiano);
  • Esportes (Olimpíadas de Tokyo 2020)
  • Opyt e-Sports (Esportes Eletrônicos e competições)
  • Pontes (artéria social da Opyt);
  • Saiba mais (curiosidades);
  • Sobre a Opyt (O que estamos realizando).

Conheça nosso Blog e absorva as melhores experiências e informações da Conexão Laranja da Opyt.

Quer mais conteúdos como esse?

Confira abaixo alguns posts relacionados.

Ver todos