Passos para começar a empreender

Começar nunca é fácil, mas ninguém falou que é impossível, muito menos para que é necessário insights brilhantes. Tudo começa com um sonho, um desejo de melhorar o processo, ou uma experiência diferente que fará sentido para quem consumirá seu produto e/ou serviço.

A ideia de milhões, que salvará o mundo, resolverá os problemas da humanidade é algo possível, porém o empreendimento de sucesso visa saciar uma necessidade e que possua uma usabilidade que agregará mercado e ganhará destaque.

Robustez

Quando você encontra sua ideia é hora de lapidá-la, criar uma robustez e um alicerce para ela. A princípio, é necessário questionar sua ideia para ela, por si só, responda. Nesta etapa, o sentimento de desistência é bem presente, porém, se você possui a artéria empreendedora com certeza defenderá sua ideia com unhas e dentes. Questionar seus objetivos é uma forma de criar estrutura para que ela ganhe forma e as respostas definirão se a ideia é empreendedora.

Para tanto, faça a si mesmo algumas perguntas como:

  • O quanto pode dar certo?
  • O quanto pode dar errado?
  • Em cenário ela (a ideia) se encaixará?
  • Como manter a ideia acesa?
  • É uma ideia flexível, capaz de se reinventar com tempo?
  • Ou, é uma ideia que funcionará só de uma forma?

Análise e não alise

Quando você questiona a ideia, necessariamente você começou seu processo de autoanálise, cenário e mercado, pois está vendo seu posicionamento dentro de um mercado, ou se está criando um novo mercado, criando e indagando o melhor para seu empreendimento.

É importante analisar o cenário em que você irá inserir seu empreendimento, para não cometer erros que possam derrubar e saber como posicionar. Analisar, que dizer por no papel e balancear os obstáculos, alinhar resultados e prever riscos.

A concorrência é um fator de risco quando seu produto, ideia ou serviço não possui um diferencial significativo. No mais, não se pode pensar nela como base para seu empreendimento, é necessário ir além e estruturar seu trabalho de tal forma que a concorrência seja apenas um detalhe.

Dentro da sua autoanálise, procure não colocar seu empreendimento como individual, você irá precisar de ajudas e parcerias. Os obstáculos e as opiniões negativas, geralmente, não serão brandos, então mantenha-se otimista e firme. Da mesma forma que ter um empreendimento é sinal de bastante trabalho, não alise quando o assunto for lutar pelo seu trabalho, esforço e dedicação é 70% do seu trabalho. Faça sua análise concreta, baseando nas suas fraquezas para melhorá-las e blindar seu negócio de imprevistos capazes de abalar todo seu projeto construído.

Dentro da administração existe um tipo de análise que pode te auxiliar no inicio dos processos: A análise SWOT ou FOFA:

Análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos. A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e também é conhecida como Análise FOFA ou Matriz SWOT.

Site Rockcontent
fonte: https://www.gestaoizy.com.br/saiba-como-usar-a-analise-swot-na-gestao-do-seu-negocio

Empreendimento estruturado. Marketing

O próximo passo são as estratégias de mercado: Marketing, Financeiro, Comercial e Avaliação.

Após sua ideia ganhar alicerce firme é hora de pesquisar, conhecer como ela ganhará proporção do mercado e como você irá se posicionar para que ele seja visto. Por exemplo, tenho um empreendimento em suspiros gourmet, antes de sair com a parte da venda é necessário as pessoas conhecerem seu produto, o Marketing está em você preparar algumas amostras e kit para pessoas influentes para que seu produto seja conhecido e apreciado.

A frase: ” Marketing é a alma do negócio” pode ser interpretada de formas distintas, ‘alma’ como estrutura que mantém o empreendimento aceso e posicionado, ou ‘alma’ como essência do seu negócio, sua matéria prima. Mesmo com a distinção deste sentindo, o Marketing é um dos passos importantes para concretizar seus sonhos, você pode agregar conhecimento de maneira direta e rápida em cursos gratuitos na internet, porém ter uma maior robustez estratégica na área, é recomendado buscar consultorias ou investir em cursos aprofundados.

Na era da globalização, a internet é a ponteira significativa para circulação de produtos e serviços, para isso o Marketing digital ganhou força e predestinação para que um empreendimento posso alcançar o seu objetivo, ou sucesso. O digital refere-se não somente as redes sociais, refere-se também as formas de e-commerce (marketplace, sites, SEO etc). Você pode conhecer mais sobre essa área de forma prática por meio do nosso PODCAST: Conexão Opyt, disponível no Spotify.

Fique ligado

Comercialmente, você reconhece que seu produto já possui posicionamento e agora é mantê-lo e atualizá-lo sempre e saber administrar os primeiros lucros para reposições. Seguiremos aprofundando no conteúdo de como manter financeiro estável e como investir para lucros futuros e avaliação como métodos de desta série de curtas matérias limitadas e postadas todas as sextas-feiras neste Blog.

Quer mais conteúdos como esse?

Confira abaixo alguns posts relacionados.

Ver todos