O mês “Azul” mais laranja do ano

Novembro é um mês movimentado de grandes expectativas e datas marcantes: é o penúltimo mês do ano, possui dois feriados (Finados, 02, e Proclamação da República, 15); é marcado pelo dia da Consciência Negra; dia 14 é a data chave para combate e prevenção da Diabetes e dia 17 a conscientização da saúde do Homem, voltado para prevenção e tratamento do câncer de próstata.

O sentimento de que o ano está acabando começa neste mês, quando já possível encontrar artigos de natal já aparecendo nas vitrines. Porém é importante destacar novembro como os 30 dias mais agitados do ano, com a famosa Black Friday e datas comemorativas. A Opyt está sempre conectada a todas elas.

Novembro Azul

Sendo a cor que marca o mês, a saúde do Homem é algo que deve-se evidenciar. Muito já melhorou de umas décadas pra cá da consciência dos homens no que diz respeito a cuidar da saúde. De 2016 até o ano de 2020, houve um aumento de 46,96% na ida de homens ao médico, acordo com o Sistema de Informação Ambulatorial (SIA) do Sistema Único de Saúde (SUS).

A preocupação com o bem estar masculino está ligado também na procura de atividades físicas frequentes, tanto para estética, quanto para saúde. A frequente movimentação é uma das formas de prevenção e tratamento de câncer, inclusive o de próstata que de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer) é o segundo mais comum entre os homens ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Este tipo de câncer é mais comum em homens a partir de 65 anos, contando 75% dos casos no Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, as estimativas apontam 68.220 novos casos em 2018. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames.

Um assunto que hoje em dia já pode ser debatido com menor polêmica: Métodos de diagnóstico.

O índice de aumento nos casos justifica-se, também, pelo fato das quantidades de métodos de diagnóstico. Há alguns anos o índice de casos não tão era expressivo devido ao pré-conceito dos homens ao diagnóstico por análise por toque retal, que é utilizado em último caso. Hoje já é mais comum exames feitos por PSA (exames de sangue) ou imagem para detectar o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do homem.

Um Azul envolto de Laranja – Opyt Running

A prática de uma vida saudável é um dos meio de prevenção ao câncer seja ele de qualquer tipo. Para incentivar nossos clientes, colaboradores e sociedade da cidade de Inhumas, a Opyt , promoverá, dia 28, uma corrida beneficente em prol do mês de cuidado â vida do homem.

Serão dois trajetos de 5 e 10km percorridos em parceria com a Prefeitura de Inhumas. Para participar é simples: Vá a loja da Opyt (Localização no link), faça sua inscrição com o valor simbólico de 30,00 (trinta) reais e receba o kit e esteja no local marcado para largada.

O valor que você efetuará o pagamento será convertido em saco de cimento destinado à construção do Hospital do Câncer de Goiás José Francisco Camargo localizado na cidade de Inhumas.

Vista da obra de uma das alas do HCG

Vem com a gente nessa corrida!

Os benefícios de se ter uma rotina saudável é perceptível desde o primeiro dia em que você se dispõe a melhorar. O dia rende mais, sua disposição aumenta, a criatividade aflora e seu corpo agradece e responde com a diminuição de doenças futuras.

Começar uma vida saudável é algo que requer apenas força de vontade e dedicação. Para te incentivar a começar sua vida saudável e se preparar para corrida, uma dupla dinâmica da Opyt fará uma série no Instagram compartilhando o processo de preparação, dicas de alimentação e sempre te conectando verdadeiramente com sua autoestima e sua saúde.

Quer mais conteúdos como esse?

Confira abaixo alguns posts relacionados.

Ver todos