Geek ou Nerd? Não é a mesma coisa.

É comum a confusão, mesmo que suas origens sejam diferentes. Logicamente, define pessoas diferentes, o que não impede de uma pessoa ter as duas referências. Pode parecer complexo, mas vamos descobrir a origem dos termos, as personalidades e curiosidades.

Há pessoas que afirmam que são expressões sinônimas, onde uma personalidade leva à outra, sendo o Geek uma forma “gourmetizada” do Nerd. Rebatendo essas designações, existem os defensores da diferença de significado de cada um.

Para entender melhor vamos seguir o pensamento de que não a mesma coisa:

Geeks

  • A expressão é de origem europeia datada do séc XIX – referenciado à artista de rua da época;
  • Atualmente, refere-se à pessoa entusiasta, ou alguém que possui grande interesse em algum assunto;
  • Geeks são especializados em áreas específicas, geralmente, tecnologia, filmes, séries, animes, mangás, jogos, etc;
  • O termo foi popularmente vinculado positivamente à cultura pop da década de 80 e 90;

Nerds

  • Origem do termo é inglês ‘nert’ (louco);
  • Era vinculada de forma pejorativa como pessoa estudiosa, com inteligência e que não possuía desenvoltura social;
  • Nerds são associados a uma vestimenta estereotipada (óculos, camisas xadrez ou brancas, jalecos e sem cortes de cabelo);
  • Vinculada a tecnologia, temas científicos e exatos;

De forma a ilustrar a diferença, o engenheiro de software Blurr Settles elaborou um experimento em 2013 no twitter com palavras associadas aos termos palavras Geek e Nerd; 

Em suma, Settles concluiu que a palavra Geek está relacionada às coisas (cinema, quadrinhos, jogos, super-heróis) e Nerd relacionada à ideias (inteligência, tecnologia e RPG).

O resultado foi ilustrado em um gráfico. As palavras em laranja são de termos vinculados ao Geek e as em azul a Nerd. Quanto mais próxima de zero, menor as semelhanças dos termos:

Palavras como quadrinhos, Instagram, coleções e cosplay são associadas ao geek, enquanto termos como seminário, neurociência, física e biologia são relacionadas ao nerd.

Fonte: canaltech.com.br

Aliás, um dos grandes precursores do crescimento das movimentações Geeks e maior desenvolvimento tecnológico dos Nerds, foi a internet. Possibilitando a aproximação dos grupos e engajando os interesses de crianças, adolescentes e adultos os imergindo em uma cultura que por muito tempo fora discriminada pela sociedade, e, que hoje tornou-se um orgulho e estilo de vida. Na Opyt as conexões com nossos Nerds e Geeks de plantão não é noob é PRO.

Quer mais conteúdos como esse?

Confira abaixo alguns posts relacionados.

Ver todos