Ano novo, novas metas, novos sonhos, objetivos e esperanças renovadas. É hora de planejar cada passo que você dará neste 2022. No ano anterior foram desenvolvidas ideias que encabeçarão todo trabalho deste ano que adentra, mas são várias etapas que é necessário trilhar antes de começar agir, é necessário passar por esses momentos e suas particularidades e desafios. Por exemplo, depois de encontrar seu norte para empreender em 2022, mais que necessário, é primordial planejar as etapas de estruturação, que são: o financeiro, a marca, possíveis contratações, mídias sociais etc.
Desenvolver objetivos e metas não a mesma coisa, mas dependem uma da outras, sem objetivo, as metas não existem, e sem metas o objetivo não é alcançado. Em um planejamento, o objetivo vem na primeira página de forma a sempre incentivar e manter o foco do empreendimento. Logo, o objetivo é onde você quer chegar e possui um caráter qualitativo que rege seu empreendimento, está relacionado intrinsicamente com a persona do empreendimento. Em uma ilustração aos carros, o objetivo é o motor do seu “sonho”, é algo motriz que pode receber melhorias, mas a base é a mesma.
As metas são a engrenagem do seu empreendimento, sem elas nada sai do lugar, pode até funcionar, mas não se movimenta. Metas são definidas como etapas com prazo para que o seu objetivo seja alcançado. Portanto, as metas são responsáveis direto pelo sucesso do seu empreendimento. Traçar metas está em paralelo, em seu planejamento, com o cronograma (veremos nas próximas matérias). Entretanto, as metas podem ser facilmente mutáveis, devido a diversos fatores que falaremos a seguir.
A frase: ” imprevistos acontecem” cabe em qualquer situação, não é diferente no planejamento, a expressão “Planejamento se faz de lápis” encaixa perfeitamente com a frase dita acima. Cada passo do empreendedor é acompanhado por um planejamento preparado para mudanças. Sim, mudanças!. Mesmo planejando todos os cenários possíveis, é factível a existência de alterações do seu planejamento que pode, ou não, modificar todo o processo, de prazos à rumo que o seu empreendimento pode tomar. Para tanto, o lápis é uma ferramenta capaz de ser apagada e reescrita no mesmo local, por isso esta alusão.
Existem várias formas particulares para se realizar um planejamento, primeiro vamos responder o que vem a ser um planejamento de fato: Trata-se do ato de criar um plano (uma estrutura) e desenvolver um método (datado) eficaz de se chegar a um objetivo, visando alcançar determinado posicionamento.
Assim que entender o significado de planejamento é hora de aplicar seu empreendimento e traçar metas, tais como: em três meses meu estabelecimento estará na rádio ganhando possíveis leads, o planejamento vem da palavra como , neste caso, como chegar até a Radio X, será por vinheta paga, ou entrevista. Estas escolhas definirão qual caminho seu planejamento seguirá.
Como o próprio título já diz, é a etapa do planejamento que você pega o calendário e define as datas limites para que cada processo seja entregue, É indicado que neste mesmo cronograma coloque o passo a passo até a data determinada, uma vez que chegando a data da entrega você já se programou e vai completar essa etapa sem correrias e não irá postergar a etapa.
O cronograma não possui uma rigidez como o objetivo geral do seu empreendimento, ele pode ser, também, mutável dependendo de diversos fatores , mas esteja atento pois se você não se programar pode correr o risco de acumular tarefas e acabar se desgastando.
“Certo, já estou com o plano estruturado, mas me surgiu uma oportunidade de já colocar em prática antes do prazo que determinei…” Um planejamento pode ser cronologicamente linear (etapa por etapa antes de dar o start), ou dinâmico (por motivos adversos, iniciar de prontidão).
No mundo organizacional, o dinamismo é frequente devido a alterações inesperadas, inovações tecnológicas, mudanças no campo político e econômico, concorrência, por isso, o diferencial estará na qualidade da execução. O trabalho bem feito é sinônimo de resultados consistentes e a criação de uma credibilidade para seu empreendimento.
O dinamismo é latente, pois dependo do seu público, o “agir agora” é necessário para seu empreendimento. Seguir um planejamento pragmático, onde se consegue prever, analisar com cuidado e avaliar, é mais seguro, pois você está se preparando da melhor forma para mudanças, ou passíveis quedas e visualizando cenários. Quando seu planejamento é dinâmico à execução, ele precisa estar com um forte alicerce e com claro objetivo do seu empreendimento, ou ele tenderá a desviar por outros caminhos e perderá sua essência.
A Avaliação é o momento de saber se o que será posto em prática será efetivo, ou não. Planejar a forma de avaliar é necessário, mesmo que durante a execução, já se tenha retornos positivos. Os resultados, em números, garantem que sua estratégia teve resultado e que aquela estratégia foi eficaz, ou que ela precisa ser melhorada. Pensar nos métodos de avaliação é de suma importância, uma vez existe estratégias direcionadas para cada tipo de avaliação setorial do empreendimento. Existe um tipo avaliativo para marketing, para financeiro, para atendimento para todos setores e etapas do empreendedorismo.
Portanto, avaliar é compreender o que foi feito e engatilhar projeções para próxima trilha que tomará seu empreendimento. Uma das formas de obter avaliações concretas está a pesquisa de opinião, pode ser feita por escrito em caixa de sugestões, mas na era digital, existem pesquisas que podem ser realizadas pelo próprio Instagram de maneira informal, o que gera proximidade com seu público alvo.
Pesquisar surge como uma palavra frequente no planejamento, pois sem pesquisa o empreendimento pode não chegar a acontecer e sua aplicabilidade está em todo contexto do empreendimento, do financeiro à estoque. A pesquisa é um método de avaliação que é empregado antes, durante e depois que seu empreendimento é apresentado ao público. Existem empresas e profissionais de pesquisa que podem auxiliar seu empreendimento.
A Opyt está sempre de portas abertas para te conectar com o universo de oportunidades do empreendedorismo. Dicas como estas de planejamento e experiências compartilhadas de empreendedores você tem à disposição através do Podcast Conexão Opyt no Spotify clicando aqui.