E-sports são competições de jogos eletrônicos online, há pouco tempo criadas, que movimentam jovens e adultos do mundo inteiro, trazendo torneios em diversas categorias. Esta modalidade de esporte gera inúmeras oportunidades para jogadores de todas as idades, treinadores e empresas, pois dentro das telas existe um movimento de mercado de times, jogadores, marcas e torneios.
A competição oficial de jogos eletrônicos deu início na década de 1970, na Universidade de Stanford nos Estados Unidos com as “Olimpíadas Intergalácticas de Spacewar” com o prêmio de um ano de assinatura da revista Rolling Stones. Porém a competição oficial com maior engajamento foi realizada pela Atari em 1980, contando com 10 mil participantes jogando.
Em 1990 foi realizado o Nintendo World Championships disputado em várias cidades dos Estados Unidos com a final na Califórnia, tendo sua segunda edição em 1994 com o nome de Nintendo Powerfest 94. Após esses primeiros eventos, na virada do século, os jogos eletrônicos ganharam uma força global chegando a 160 torneios já em 2010. Com o surgimento da Internet, os jogos eletrônicos ultrapassaram as barreiras físicas e geográficas, possibilitando números ainda maiores de jogadores e apreciadores, diversificando as modalidades de games.
Com o nome de E-sports, competições locais, regionais, nacionais e internacionais ganharam força e investimento pesado em desenvolvimento de novos games que trazem entretenimento para um público que cresce exponencialmente. Estes jogos desenvolvidos possuem diferenciais competitivos que exigem dos jogadores técnicas e treinamentos estratégicos, como de um desportista de qualquer modalidade olímpica. Os principais torneios na década de 2010 foram World Cyber Games, Intel Extreme Masters e a Major League Gaming.
Fonte: CBeS (confederação Brasileira de e-Sports)
A partir de 2010, os streamings popularizaram nas transmissões de jogos ao vivo para assinantes e seguidores, desta forma abrindo possibilidades de conhecer e disseminar ainda mais o esporte para amantes e iniciantes das modalidades. O mercado de games cresceu expressivamente desde então. Segundo a Newzoo (empresa analista de mercado de jogos), já somam cerca de 2.7 bilhões de jogadores atualmente 35% da população mundial, atingindo uma receita de US $200 bilhões até 2023.
Atualmente, inúmeros jogos eletrônicos foram desenvolvidos em três gamas:
Cada modalidade possui suas regras, trajetórias e graus de competição. Entretanto, o que as difere são os tipos de máquinas utilizadas, o Mobile são utilizados celulares, Pc computadores e consoles são os famosos videogames de mesa como Xbox, Playstations e Nintendos.
Participar de competições oficiais nos e-sports é um sonho de muitos jogadores amadores de todo o planeta. Muitas das vezes falta uma estrutura que apoie diretamente estes atletas. E, ter uma base assim era o sonho de alguns amigos que jogavam juntos nas lan houses da cidade de Inhumas/GO. Essa turma fundou a Goiabeira Lol, uma equipe local que competia com outras pequenas equipes.
Estes torneios locais ganharam adeptos à medida que iam ganhando os pequenos campeonatos. Logo, decidiram fazer um projeto que expandisse mais as fronteiras dos e-sports do interior do Estado de Goiás. Os planos desta turma ficaram engavetados por um tempo devido a falta de incentivo, principalmente por ser um time do interior.
No início deste mês, em 2021, a Opyt abraçou o sonho dessa galera, patrocinando os gamers na disputa do Primeiro Campeonato Goiano de Esportes Eletrônicos promovido pela Orbi Gaming com realização da TV Anhanguera. O Time Opyt de E-sports, formado a três meses, disputou a primeira etapa do campeonato de League Of Legends (LoL), onde passaram pela fase de grupo, mas infelizmente foram derrotados pela equipe profissional goiana Rensga nas oitavas de final. Entretanto, nosso time mostrou sua potencialidade de chegar cada vez mais longe e mostrou sua força para as próximas etapas da competição.
“Em um dia estávamos assistindo nossos ídolos (Rensga) jogarem na Twitch (plataforma de streaming), no outro estávamos enfrentando eles, foi um sonho”. Érick Fernandes, coach do Time Opyt de e-sports.
Com as portas abertas para novos torneios, diversos times de interior e capital estão treinando para que um dia cheguem longe e provem que seu “E-sport” é importante assim como qualquer outra modalidade. E o Time Opyt treina todos os dias para levar a bandeira de Inhumas e de Goiás para disputas nacionais e quem sabe internacionais.