Dia Mães são todos os dias na Opyt

Em meio à pandemia, nunca tivemos tanto apreço por estarmos junto de quem amamos. O almoço de domingo na casa de mãe, da avó, da sogra ou em casa com os familiares faz falta, mas podemos fazer aquela chamada de vídeo para poder ver como nossas mães estão. 

Dia das mães é sinônimo de emoção, de felicidade e muita das vezes de reflexão. Ser mãe é uma dedicação integral sem horário de descanso, férias, e salário. Contando apenas com a busca incessante pela felicidade de seus filhos. 

Afinal, quando surgiu essa comemoração e por que?

Segundo o site do Brasil Escola, o Dia das Mães, como data comemorativa, foi criado em 1908 nos Estados Unidos pela filha de Anna Jarvis, conhecida por desenvolver um trabalho social com outras mães no período da Guerra Civil Americana.

O engajamento de Anna Jarvis, passou por trabalhos sociais como a criação do Mother ‘s Day Work Club, uma instituição que desenvolvia ações de melhorias e conscientização sobre condições sanitárias da comunidade e cidades locais da Virgínia Ocidental.

Em 1861 e 1865, durante a Guerra Civil Americana, Anna Jarvis trabalhou no socorro de soldados feridos, ajudando ambos os lados. Ao fim da guerra, esta mãe criou um clube para ações relacionadas ao convívio entre as famílias dos soldados que lutaram em lados opostos. Envolvendo as mães destes soldados, juntas criaram o movimento Mother ‘s Friendship Day (Dia da Amizade das Mães), um dia para celebrar a paz.

Com o falecimento de Anna Jarvis, em 09 de maio de 1905, sua filha decidiu fazer desta data uma homenagem para sua mãe. Buscou apoio político para que formalizasse a data no Senado americano, porém a proposta não foi aprovada. 

A ideia difundiu-se pelos EUA. Após muita dedicação e luta, Anne Jarvis conseguiu em 1914 no Congresso Norte-Americano, oficializar o segundo domingo do mês de maio como data de celebração e a medida foi ratificada pelo presidente, naquela época, Woodrow Wilson. A data foi direcionada para homenagear todas as mães.

No Brasil

Em 12 de maio de 1918, temos o registro da primeira comemoração do Dia das Mães no Brasil, acontecimento realizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Porém, a data só foi oficializada na década de 1930 com o Decreto nº 21.366, em 5 de maio de 1932. Pelo até então Presidente Getúlio Vargas.

E na Opyt?

A data é recheada de oportunidades, mas o carácter comercial não é o intuito da Opyt, assim como Anne Jarvis, filha, defendeu a importância da data como homenagem e não como comércio. 

Nós, da Opyt, somos integrados por mães, sejam nos departamentos ou com nossas clientes. Sentimos o amor, a saudade, a felicidade e as dores principalmente neste período de isolamento social. 

Para homenageá-las, fizemos uma surpresa para uma das nossas colaboradoras, que estava ingressando em nossa equipe. Convidamos seus filhos e mãe para presenteá-la e parabenizá-la por esse dia de imensa alegria: o dia das mães e sua contratação. Veja como foi essa homenagem clicando aqui

Estamos imensamente felizes por fazer parte da vida de cada uma de vocês, mães, filhas e filhos que neste momento homenageiam ou irão homenagear as mães! 

Sintam-se abraçadas por nós! 

Feliz dia das Mães!

Quer mais conteúdos como esse?

Confira abaixo alguns posts relacionados.

Ver todos