Antes da fibra, nossas conexões eram feitas a rádio e a cabos de cobre. Entretanto, ambas estas tecnologias não permitiam uma eficácia no uso da internet, pois estão suscetíveis a interferências naturais como ventos, chuva e ao magnetismo.
O material da fibra é composto por um fio de vidro puro, muito fino e encapado por camadas resistentes. Nele os dados são transformados em luz e transmitidos a uma altíssima velocidade. E sua eficiência pode ser vista pela:
A fibra óptica não é de hoje
A tecnologia da fibra óptica foi desenvolvida em três etapas e períodos diferentes. O físico inglês Jonh Tyndall provou para uma plateia em 1870 que a luz não era algo retilíneo e eterno, ele provou que a luz poderia fazer curvas através de um experimento simples, porém avançado demais para aquele momento específico da época.
Cem anos depois, o físico indiano Narinder Singh Kapany estudou sobre a singularidade das reflexões da luz. Ele buscou por um material que possuísse menor índice de refração de forma que “aprisionasse” a luz, que ela não expandisse e dissipasse e caminhasse para um único foco.
Kapany encontrou nas fibras de vidro, usadas desde o séc. XVIII como isolamento térmico) readaptada a espessura de um fio de cabelo, a capacidade de realizar reflexões sucessivas em todos os ângulos possíveis da luz, conservando-a e direcionando-a.
A teoria do funcionamento da fibra óptica (expressão patenteada por Kapany) já estava criada, porém seu uso para os fins de transmissão de dados veio somente quando o físico chinês Charles Cao comprovou que poderia, com um volume bem mais reduzidos que os outros cabos telefônicos, usar capacidade da fibra óptica para transmissão de dados de voz e vídeo.
Pronto, a utilização da fibra já estava disponível a 50 anos atrás, porém naquele período o custo era muito alto. Com o passar dos anos, o uso da fibra óptica para internet tornou-se um meio de comunicação de dados importante para todo o planeta devido às suas enormes vantagens já ditas anteriormente.
Fonte: Oficina da Net
Em nosso país a internet a fibra está popularizando
A tecnologia a fibra popularizou no Brasil em 2017, uma vez que ela supre as necessidades da velocidade e da estabilidade de sinal de grandes empresas e de cidadãos em suas residências.
No ano de 2020, com a pandemia mundial e o isolamento social, o uso da internet provou ser mais que um instrumento de lazer ou de trabalho, passou a ser a ponte para se viver.
Trabalhando em casa, a procura por uma internet capaz de suportar e viabilizar todas as demandas aumentou em grandes escalas. Alguns provedores de internet já dispunham da internet a fibra óptica, logo atenderam a grande demanda.
A Opyt, em 2017, já trazia antes da pandemia a inovação da fibra óptica para a cidade de Inhumas e mais 12 cidades da região. Conheça nossa história clicando aqui ou nos visite pelo Instagram.