De onde veio a fibra OPYTica?

Antes da fibra, nossas conexões eram feitas a rádio e a cabos de cobre. Entretanto, ambas estas tecnologias não permitiam uma eficácia no uso da internet, pois estão suscetíveis a interferências naturais como ventos, chuva e ao magnetismo.

O material da fibra é composto por um fio de vidro puro, muito fino e encapado por camadas resistentes. Nele os dados são transformados em luz e transmitidos a uma altíssima velocidade. E sua eficiência pode ser vista pela:

      • Estabilidade de sinal, não sofrendo interferências naturais;
      • Fácil instalação;
      • Velocidade de transmissão devido a sua maior capacidade;
      • Menor degradação de sinal, independente da distância do provedor.

A fibra óptica não é de hoje

A tecnologia da fibra óptica foi desenvolvida em três etapas e períodos diferentes. O físico inglês Jonh Tyndall provou para uma plateia em 1870 que a luz não era algo retilíneo e eterno, ele provou que a luz poderia fazer curvas através de um experimento simples, porém avançado demais para aquele momento específico da época. 

Cem anos depois, o físico indiano Narinder Singh Kapany estudou sobre a singularidade das reflexões da luz. Ele buscou por um material que possuísse menor índice de refração de forma que “aprisionasse” a luz, que ela não expandisse e dissipasse e caminhasse para um único foco. 

Kapany encontrou nas fibras de vidro, usadas desde o séc. XVIII como isolamento térmico) readaptada a espessura de um fio de cabelo, a capacidade de realizar reflexões sucessivas em todos os ângulos possíveis da luz, conservando-a e direcionando-a. 

A teoria do funcionamento da fibra óptica (expressão patenteada por Kapany) já estava criada, porém seu uso para os fins de transmissão de dados veio somente quando o físico chinês Charles Cao comprovou que poderia, com um volume bem mais reduzidos que os outros cabos telefônicos, usar capacidade da fibra óptica  para transmissão de dados de voz e vídeo.

Pronto, a utilização da fibra já estava disponível a 50 anos atrás, porém naquele período o custo era muito alto. Com o passar dos anos, o uso da fibra óptica para internet tornou-se um meio de comunicação de dados importante para todo o planeta devido às suas enormes vantagens já ditas anteriormente. 

Fonte: Oficina da Net

Em nosso país a internet a fibra está popularizando

A tecnologia a fibra popularizou no Brasil em 2017, uma vez que ela supre as necessidades da velocidade e da estabilidade de sinal de grandes empresas e de cidadãos em suas residências.

No ano de 2020, com a pandemia mundial e o isolamento social, o uso da internet provou ser mais que um instrumento de lazer ou de trabalho, passou a ser a ponte para se viver. 

Trabalhando em casa, a procura por uma internet capaz de suportar e viabilizar todas as demandas aumentou em grandes escalas. Alguns provedores de internet já dispunham da internet a fibra óptica, logo atenderam a grande demanda. 

A Opyt, em 2017, já trazia antes da pandemia a inovação da fibra óptica para a cidade de Inhumas e mais 12 cidades da região. Conheça nossa história clicando aqui ou nos visite pelo Instagram.

Quer mais conteúdos como esse?

Confira abaixo alguns posts relacionados.

Ver todos