Com a pandemia e o isolamento social, os bancos de sangue sofreram queda nos abastecimentos, prejudicando milhares de vidas que dependem da doação. As transfusões de sangue e produtos sanguíneos (plasma) apoiam no tratamento de milhares de pacientes acometidos de câncer, portadores de deficiência imunológica e em cirurgias de risco O distanciamento social e o medo de sair de casa impediu que muitos doadores pudessem sair de suas casas para salvar vidas.
Os hemocentros possuem protocolos para recebimento de doação mesmo durante a pandemia. Aumentando os espaços para agendamentos e evitando circulação e espera nas unidades, sendo obrigatório o uso de máscara e higienização das mãos com álcool 70º, estarão disponíveis para receberem os doadores.
Existem requisitos criteriosos para doação de sangue de forma que garanta a segurança do doador e do receptor. No local de doação, a pessoa passará por um questionário de avaliação da possibilidade de doação.
Condições básicas para doar sangue:
Conheça mais sobre os requisitos para possibilidade de doação de sangue clicando aqui
A Campanha: “Conexão está no nosso sangue” consiste em bater a meta de 60% dos colaboradores doarem sangue em suas cidades, essa porcentagem será capaz de salvar 624 vidas, sendo uma bolsa de sangue suficiente para 4 pessoas. para os colaboradores que não podem doar sangue, é só levar algum amigo, familiar para representá-lo.