91 anos da Princesinha do Sul de Goiás

Salve, salve gentil Goiatuba
Município de grande porvir
O teu solo em fartura se muda
Para o teu nobre povo servir […]


Trecho do hino de Goiatuba

A cidade de Goiatuba completa 91 anos de emancipação e de uma história protagonizada pelo orgulho dos moradores,. A cidade foi levantada por bandeirantes em busca de ouro e pedras preciosas, fazendeiros que instalaram-se na região, umas vez que vislumbraram a produtividade da terra. A data específica do surgimento do Povoado de São Sebastião das Bananeiras, atual Goiatuba, é desconhecida, mas o possível ano de seu surgimento é de 1870.

O Povoado era composto, primeiramente, por bandeirantes remanescentes de São Paulo que em 1900 foi levado a distrito e 1931, especificadamente 21 de janeiro, conquistou sua autonomia de município e emancipação da cidade de Morrinhos pelo decreto pelo decreto-lei nº 627.

Curiosidade

Não contente com o nome de Bananeiras, o andarilho de Minas Gerais com descendência italiana, Manoel Gabinatti Espósito Espositel, não gostava e se adaptava com o nome, segundo Gabinatti, a cidade deveria ter um nome grandioso que espalhasse a dimensão futura, como o nome GOIATUBA (tradução simples: Goiás grande, ou onde Goiás é grande), da união na língua tupi “Gwa yá,” que quer dizer indivíduo igual, semelhante ou da mesma raça e a palavra “tuba,” quer dizer: grande, muito cheio, muita coisa. Gabinatti, sempre que aqui retornava, insistia na mudança do nome, afirmando que: “Aqui não pode mais chamar Bananeiras, tem que ser Goiatuba.” Nada traduziria melhor a cidade que o próprio e curioso significado etimológico: “Gwa yá tuba”.

Informações retiradas do site da prefeitura de Goiatuba: encurtador.com.br/cyBKU

Acessado dia 21/01/2022 às 15h.

Aquele Parabéns especial

Em 2019, a Opyt abriu as portas na conhecida Princesinha do Sul e hoje, 2022, completamos 3 anos de um orgulho por conectar vidas dos goiatubense. É uma honra compartilhar nós este sentimento de carinho e orgulho de ser feita em Goiás, Parabéns Goiatuba!

Quer mais conteúdos como esse?

Confira abaixo alguns posts relacionados.

Ver todos